terça-feira, 2 de maio de 2017

Diniz se reúne com representantes de comunidades quilombolas


O prefeito Rafael Diniz se reuniu nesta terça-feira (2), em seu gabinete, com representantes de comunidades quilombolas do município, acompanhado da equipe da superintendência de Igualdade Racial e outras autoridades, entre elas o vereador Alvaro Oliveira. Na pauta, a necessidade de intensificar a implementação de ações para levar aos integrantes das áreas remanescentes de quilombos, programas de desenvolvimento e proteção social.

Rafael Diniz saiu satisfeito do encontro e acredita que um trabalho sério e conjunto poderá colaborar para levar maior assistência e dignidade às comunidades quilombolas do município.

— Considerei bem positivo esse primeiro encontro com os quilombolas, um marco, como eles mesmos afirmaram. Foi uma reunião em que nós, através da superintendência de Igualdade Racial, mostramos a disposição de avançar nos direitos destas pessoas. Vamos trabalhar pela educação no campo, pelo fortalecimento da agricultura familiar e levar a eles mais saúde e qualidade de vida — afirmou o prefeito.

A coordenadora do Instituto de Desenvolvimento Afro do Norte e Noroeste Fluminense (Idannf), Lucimara Muniz, destacou carências que há muitos anos precisam ser atendidas.

— De 12 comunidades quilombolas identificadas no município, apenas quatro têm esse reconhecimento oficial. Precisamos avançar para conseguir o mesmo para as demais e, com isso, termos acesso aos investimentos necessários que ocorrem a partir desse reconhecimento oficial — explicou Lucimara.

Para a representante das comunidades afro, além da captação de recursos federais, também têm sido acentuados nas últimas semanas, os esforços para estender a assistência social às comunidades, a maioria na região do Imbé. “Temos levado equipes da secretaria de Desenvolvimento Humano e Social às comunidades quilombolas, para começarmos a levantar as demandas e levar as melhorias necessárias”, acrescentou.

A representante do Idannf também saiu satisfeita do encontro e confiante na possibilidade de avanço. “O prefeito entendeu as carências e demandas dessas comunidades e estamos confiantes que poderemos avançar na busca por melhorias e dignidade para os quilombolas”, afirmou Lucimara Muniz.

Participaram ainda do encontro, a superintendente de Igualdade Racial, Lucia Talabi; o seu adjunto, Rogério Siqueira, além de representantes de assentamentos rurais e de trabalhadores na agricultura, como Paulo Honorato (Associação Quilombola de Aleluia Batatal e Cambuca), Edson Rocha (Associação Quilombola de Conceição do Imbé), Maria de Lurdes (Associação Quilombola do Sossego) e Amaro da Silva (Associação Quilombola de Lagoa Feia). 

   A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé



A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas  A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e mesa
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário