segunda-feira, 21 de março de 2016

Denunciar sempre!!! Racsimo não é brincadeira.....

La imagen puede contener: 14 personas, personas sonriendo, personas de pie
A publicação do professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), do dia 13 de março, causou reação imediata de alunos, que repudiaram o teor da mensagem: “Para ninguém achar que não gosto de uma afrodescentende. Nega gostosaaaaa. Uh!!! Foi mal”.Em nota, o IFF disse que não se responsabiliza por atos e atitudes exercidas pelos funcionários fora da instituição. Mas a unidade afirmou que repudia qualquer comportamento discriminatório, excludente e preconceituoso.Quatorze entidades, entre elas a Comissão da Verdade da Escravidão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), assinaram um documento, denominado notícia crime, para denunciar o caso. De acordo com o advogado que formalizou a denúncia, Jorge Batista de Assis, o professor atingiu toda comunidade negra e, principalmente, as mulheres negras. Não se pode calar e nem aceitar tal afronte a população negra.
O advogado solicitou que o MPF faça uma denúncia à Justiça Federal.


“Além da ação penal, estamos pedindo uma ação cívil para que haja  indenização, em dinheiro, para que seja encaminhado ao Fundo Nacional de Promoção a Igualdade Racial”, ressaltou Jorge Assis, lembrando que a democracia deve ser exercida sem ofensas à dignidade.

“Como cidadão, a gente tem a liberdade de fazer nossas piadas, nossos posts, desde que não fira a dignidade de ninguém, principalmente de uma comunidade inteira”, reiterou.
O MPF informou que, caso não haja outra denúncia contra o professor, será instaurado um procedimento e a denúncia será encaminhada para um procurador, que decidirá o que será feito.As outras entidades que assinaram o documento foram: Conselho de Entidades Negras do Interior (CENIERJ); Instituto de Pesquisas das CulturasNegras (IPCN/RJ); Liga da Capoeira Municipal de Campos dos Goytacazes; Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Flumiense (Uenf); Movimento Campista de Pesquisa da Cultura Nera; Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense; Associação FIlhos do Amanhã; ABASSA – Afro Axé Oxossi Inle; Centro Cristã Umbandista Cabana de Oxossi; Núcleo de Esudos de Exclusão e da Violência da Uenf; Nação Basquete de Rua (NBR); Ile Axé Opô Ogodô.



Nenhum comentário:

Postar um comentário